POSTAGENS

quarta-feira, 15 de maio de 2013

ABANDONO CULTURAL

ÀS REGÊNCIAS GOVERNAMENTAIS RESPONSÁVEIS PELAS LETRAS, ARTES, E EXPRESSÕES DO PAÍS!!
OS MEUS SINCEROS CUMPRIMENTOS!!
Sabemos que o Brasil é uma pátria livre, ampla e reservada, defendida por povos totalitários e sociáveis! No entanto, um país que se esforça igualmente e que goza de liberdade no seu vigor contínuo, na sua capacidade superativa e no seu desenvolvimento progressivo, atualmente carece de recursos e gestões artísticas, devido à tão famosa cultura desestimulada! - Grifo meu.
Até pouco tempo, nossas manifestações eram permissivas, desde que se cumprisse o papel de socialização, normas e obrigações, como um todo! Quanto as nossas relações, apesar de aguardadas, eram legítimas, autênticas e espontâneas, aderidas por éticas, critérios, privilégios e objetivos, conseguidos por puro esforço e dom! Tudo era alcançado com ousadia, talento e persistência, contrário aos dias de hoje, cujos recursos são estreitos e dificultáveis, obtidos por títulos, posses e, principalmente, por numerários! Todavia, para um país subdesenvolvido como o nosso, isento de guerras religiosas, de contradições medíocres, de forças armadas e de atentados a bombas, não deveria de estar sendo desamparado!
Exemplo disso é a famosa literatura brasileira, que, ao longo dos anos, vem perdendo espaços, sofrendo rejeições e mudanças de comportamento! A nossa linguística transformou-se nisso: num caus desastroso, numa gramática informal, corrupta e caprichosa! Nosso português definhou, ilegalizou, desleixou, vulgarizou e abreviou, graças à desvalorização social e ao abandono cultural! É triste! - Ousadia minha.
A literatura esvaiu-se das prateleiras, dando lugar ao modernismo trivial e virtual, ao erotismo, as obscenidades e as pragas destalentosas! Vivenciamos uma geração perdida, desinteressada e às favas, na sua plebe crítica e no seu populacho libertino, rodeado por vícios, eletrônicos e modismos! Antes, autores eram considerados pontos de referência ou destaques, enquanto hoje não passam de artistas retardatários, fantasistas literários ou oportunistas! Suas tentativas são devastadas e suas perspectivas vem sendo vergonhosamente frustradas! O dinheiro passou a ser o ponto "X" para se alavancar talentos!
Presumo estarem sendo desperdiçados os valores, se ligarmos o nosso conteúdo talentoso com à falta de oportunidades! Nosso chamado Brasil, na sua esfera totalitária, humana, política e social, é um país que merecia ser imitado e ser destaque! Mas, infelizmente, não é isso que temos visto por ai!
Por outro lado, não é certo generalizarmos o país tratando-o com desrespeito! Mesmo que seja apenas a minoria, podemos conscientizar que, no meio de uma corja de engravatados materialistas, ainda existem homens idôneos e valentes, administrando nossa pátria com suficiência! São os chamados patrióticos recatados e prudentes, que não fazem alarde, não se corrompem e que se doam em prol de um Brasil transformado, magnificente e exemplar! Nisso não tenho dúvida! No entanto, vale lembrar que minorias não fazem um todo, devido a sua inferioridade em número!
Por isso, amando este país maravilhosíssimo, continuarei sendo audaz no falar, tendo ciência que a nossa cultura, esquecida à tempos, brevemente será ressuscitada e restaurada, assim como nos outros países, que aderem uma postura eclética, acadêmica e ajuizada, dando importância à iniciantes e conferindo honras à grandes escritores, poetas, editores, artistas, músicos, desenhistas, tradutores, pintores e as demais práticas levadas pelo dom! É isso ai! Nesse lugar considerado o país do futebol, globalizado, diversificado e independente, temos que levar em conta a necessidade de se expandir dons, descobrir talentos e buscar resultados! Começando por nós, depois por nossos dirigentes, que, na sua vez, nos disponibilizarão recursos, investimentos, ferramentas e critérios direcionados à grande hierarquia anônima de literatos; garantindo-nos promoções, divulgações, acessos e tecnologias rápidas; favorecendo os meios culturais, para que, finalmente, sob reafirmem, esta nova prática, à nossa identidade humana!

SALVEMOS, ENTÃO, A NOSSA TÃO QUERIDA E DESPERDIÇADA PÁTRIA!

                                                                Gláucia Cardoso