POSTAGENS

sexta-feira, 24 de maio de 2013

O PODER DOS PONTOS NEGROS

"Hoje você está tão linda, mas porém, esse seu cabelo está deixando a desejar! Este vestido é maravilhosíssimo, pena que não combina com a moda! Está tudo tão arrumado e perfeito, portanto, faltou alguns reparos no armário! Gostaria de tê-lo pelo resto da vida, no entanto, não me fale mais em casamento!"

Essas e inúmeras outras conjunções, são diariamente ouvidas pela maioria de nós, não é mesmo? As chamamos carinhosamente de "pontos negros"! É quando duas ou mais palavras não se alinham numa mesma contextura, causando falta de clareza e irritabilidade. Apesar de serem despropositais ou atrevidas, o fato duma frase conter períodos discordantes, para algumas pessoas, tornam-se confusas, duvidosas e chatas. 
Muitas conjunções aderem relações de dependência, para que se complete seu conteúdo e envolva maiores esclarecimentos. Contudo, a maioria delas geram controvérsias, distorcem conceitos, criam ênfases, complicam resultados e baixam auto-estimas. 
São vindas dos famosos irresolutos, hesitantes, impulsivos, criticadores e indisciplinados! Os chamados "sem noções"! Alguns, na sua crise interiorizada ou na sua inferioridade não revelada, repassam ao outro sua influência negativista! Iniciam-se orações gloriosas, no objetivo de bajular, adular, favorecer ou lisonjear servilmente, terminando-a de forma grotesca, brusca e desnecessária; alterando, assim, a sua fragrância, compreensividade e exatidão.
Embora sejam consideradas insignificantes e naturais, essas conjunções, de fato, deveriam de trazer ligamento à fala, e não serem prendas para desordens, contradições, embaraços e repulsas! Nossa maneira de exprimir deveria ser "sim sim"  "não não", e nunca "talvez". A dúvida nos tira do foco, gera questões mal arranjadas e traz incoerências, que, na sua vez, repassam maus fruídos e adjetivos desnecessários! 
Vivemos num mundo imperfeito, prevendo indícios desconhecidos e momentâneos, tendo ciência de que somos revestidos de qualidades e defeitos, pelas quais, não nos isentam de sofrermos comparações, bajulações ou críticas. 
Todavia, a diferença entre conjunções e pontos negros se dá na impressão, influência e segurança de seus ditos sucessivos! Deixemos, então, a fraude de lado, dando lugar a moderação, o respeito e a sapiência! Não é a toa que funcionamos como sujeitos, substantivos e pronomes! Além de que, não somos motores mecanizados e nem robôs autômatos!  
Cada categoria tem sua própria conjunção, desde que se cumpra o papel de socialização, equilíbrio e sensibilidade! A alteração propositada da verdade não traz vista aos cegos, e nem induzem ao bem ou à virtude! Que nossas conjunções sejam relações sinônimas, e não ambíguas, discordantes e desconexas! Lembrem-se que uma frase vinda sem sentido, causa estragos, destrói amizades e corrompe boas histórias!!

                                                                                            Gláucia Cardoso