POSTAGENS

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

NÃO SOMOS SUPER-HERÓIS! NO ENTANTO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA SERMOS SUPORTES!!


Quem um dia não se imaginou praticando atos extraordinários, elevados à altura da classe heroica, sendo considerado, para muitos, o mais importante, o mais respeitado e o mais temível ao ocupar o primeiro lugar de destaque?
Devemos concordar que não raramente se ouve falar dessas comparações absurdas, de que somos super-heróis dotados de poderes acima das faculdades humanas!
No entanto, não podemos simplesmente ir além do que nos convém, desejando ser aquilo que nunca poderemos ser, formulados por ideias criadas ou por imagens arranjadas por televisores modernos!
Sabemos que super-heróis não passam de personagens fictícios, autores de grandes feitos, criados para ganhar estimas, estimular telas e alcançar o centro das atenções! São pagos para isso, para representarem aquilo que vai além das imaginações, exigindo muitos esforços, dons e talentos para se produzir manobras e boas atuações, no intuito de combater o mal com o bem!  
Trata-se de um sucesso inventado, mascarado e reproduzido por meio de linhas, curvas e sombras! Suas sequências em quadrinhos dão a ilusão de movimento, destacando seus contornos e manobras, enquanto que as cinematográficas são mais cuidadosas, preparadas com muito apuro para que não haja rupturas ou fraturas!
Daí, estende-se uma tela cheia sobre a parede lisa, para ser ampliada, produzida e representada por meio de imagens, gestos e sons, estando sujeitadas a condições, normas e dicas de um roteirista!
Valendo-se disso, quando muitos frisam que "dá suportes é como ser herói", na verdade, estão distorcendo os fatos, afirmando, na ignorância, de que tudo se baseia em fantasias sobre aquilo que não existe! Trata-se de palavras subjetivas, suposições feitas para abrilhantar e reforçar as práticas misericordiosas, tornando-se triste essa equivocada maneira de pensar!
Não vou negar que televisões são sensações prazerosas, permitindo-nos enxergar coisas situadas fora do nosso campo visual nu, através de satélites ou cabos fixos! No entanto, o que a tecnologia nos trouxe de agrado, pode também nos tornar atrasados, devido mal uso e obsessões que vão além que a realidade!
Vimos que o sensacionalista causa grandes estragos, relativo à sua doutrina exclusivista de querer chamar atenções; enquanto, os que o opõem, vedam suas vistas para não serem manifestados em público, sendo suportes de esforços, conhecimentos, práticas e devoções!
Assim também é aquele que se assemelha a um super-herói, por se considerar o tal quando pratica atos misericordiosos! Já o que dá suporte, tem a função de apenas apoiar e ajudar as pessoas dos choques e das pressões do dia a dia, não exigindo nada em troca por agirem totalmente em discrição!   
Entretanto, o que temos visto são pessoas perdendo suas motivações e estimas, recuando diante das oportunidades de se apresentarem hospitaleiras, achando indignas de cooperarem com outrem sem se revelarem publicamente! Ou seja, querem sempre se mostrar super-heróis ou super-heroínas para os outros!           Encaixados nesse contexto estão às dondocas e os sensacionalistas, que, agindo solidariamente, visam tocar trombones para mostrar ao mundo os seus atos benéficos e solidários! Não digo que não seja natural pensar ou agir assim, mas que isso não torne um sinônimo de potência, de capricho ou de vanglória! Caprichos provem dos fracos, sendo uma ação traiçoeira de achar que se pode viver o tempo todo de exibições, exposições e alardes!
Vocações heroicas não provem de simpatias, amizades e confianças, mas sim, de grandes ostentações! Aclamar-se rei é bom, desde que não ultrapasse valores e aptidões, e que não vire sensações eternas! Além do mais, não dependemos de sensacionalistas para termos boas relações!
Lembre-se que a ficção, aduzida pelos meios televisivos, nunca gerará frutos, podendo sofrer choques violentos quando confrontada com as coisas reais! Ajudar é um ato generoso de dar suporte a outrem sem esperar por prendas, recompensas ou galardões! É uma operação valiosa vinda de um sentimento bondoso, de lealdade e devoção, e que inspira acompanhar, apoiar, cuidar e proteger às ocultas!
Sabemos que contribuir a favor de alguém é importantíssimo para o crescimento, aperfeiçoamento e aprimoramento! No entanto, não se é inteligente querermos tocar a trombeta para sermos vistos, enaltecidos e aplaudidos! Não devemos de ser exclusivistas!
Como vimos, super-heróis são fábulas, mas, contrário a isso, os amigos são reais! A fábula nos congela e nos aprisiona a vontades passageiras, devida verdade ocultada sob o véu das incertezas fictícias!

O importante é darmos suporte àqueles que nos agradecem e que nos tem favorecido, levando em conta que crescer é aprender, e aprender é ser aperfeiçoado por meio de práticas construtivas, e não por fórmulas heroicas, alvos de tabloides e de consideráveis atenções!
                                                 Gláucia Cardoso