POSTAGENS

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

POBREZA FÍSICA OU RIQUEZA ESPIRITUAL!

"Sinto-me pobre e desprezado, tão desnutrido e desamparado! A pobreza me machuca, me desperta e me corrompe os lábios! Estou quebrado, arregaçado e desperdiçado na vida!
Eta gente sem valia e mesquinha, que me olham torto e atravessado, não sabendo como me sinto, o que sou ou o que tenho almejado! No entanto, não contradirei e nem ficarei triste se me negarem ajuda ou algum auxílio!  Não gosto disso, mas tenho que acostumar-me a ser rejeitado! Fazer o quê! É a lei do magnânimo, do distinto e do ilustre!
Problemas acontecem e se encontram por ai; mas, pobreza, na visão deles, não é coisa fácil de ser digerida! Afinal, o corpo é mal agradecido, ele grita, reclama e reivindica comida!
Quanto a mim, não vivo de roupas caras, nem de joias preciosas, nem de sapatos autênticos e nem de perfumes importados! As coisas que possuo me foram conseguidas com muito esforço e empenho! Não tive que gatuná-las e nem cometer fraudes nas casas alheias! Afinal, a pobreza não é sinônimo de maldição, perseguição, pragas públicas ou libertinagens! Ser pobre ou ser rico, na verdade, correspondem à qualidades ou defeitos, quando se é puro ou impuro, genuíno ou desonesto, verdadeiro ou ilegítimo, sendo, muitas vezes, merecedor ou não de grandes créditos!
Posso falar que a riqueza não está em mim, mas sinto que sou muito valioso, como joia rara de alto valor, presa entre espinhos! No entanto, não estou nem ai para o que pensam ou para o que sou! Digo que a riqueza não tem relações com prêmios na loteria! Se tivesse, muitos de nós estaríamos doentes, tristes, fracassados, presos e condenados em orgias! Prêmios são luxos e ilusões, pagamentos alvos de brigas, discórdias e confusões! São coisas suscetíveis que nos ferem, nos machucam, nos aprisionam, nos mal alimentam e nos escravizam! Duvido que esse bem generoso nos faça mais feliz do que somos hoje como pobres! Apesar da pobreza física e de nossas carências básicas, temos a nossa áurea pura, magnífica e isenta de taxa, impostos ou regras! As ambições foram feitas para confundir, enganar e inverter os elementos essenciais do homem! Por isso, sou o que sou, vivo o que vivo e tenho o que tenho, sendo um pobre de muitas riquezas!
Aliás, o mundo está invertendo tudo, reconhecendo que o homem, literalmente rico e espiritualmente pobre, é aquele cujo conteúdo fora-lhe arrancado e enviado para o vácuo; enquanto que o homem, literalmente pobre e espiritualmente rico, sempre será chamado de bem-aventurado!"
                   
Visão de um pobre bem-aventurado 
      Texto de Gláucia Cardoso