POSTAGENS

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

EM QUAL SINAL GRÁFICO VOCÊ SE IDENTIFICA?



 Os sinais gráficos são partes integrantes da ortografia, empregados como recursos básicos e essenciais a um grupo de palavras, no intuito de darem sentido completo as frases, textos, versos e expressões! 
Estão representados em quase todo globo terrestre, sendo os mais aprendidos, os mais ensinados e os mais utilizados! Sua função é prestar-nos serviços de correção, instrução, apoio, auxílio e capacitação, proporcionando-nos falas mais claras e soltas, e escritas mais adequadas e dinâmicas!
Os papéis dos sinais de pontuação podem ser vistos como provisórios, transitórios ou temporais, mas, para mim, são considerados permanentes! Pode-se ditar uma versão mais aberta de que seus conceitos nos sirvam realmente de base e de estrutura, como expressões de sentimentos, tais como, empolgação, dúvida, clareza, surpresa, interrogação, indignação, interrupção, explicação ou continuidade!
Pois bem! Tendo em visto que esses argumentos obrigatórios, prescritos pela gramática, nos sejam úteis, usá-los-emos também em nossa "condição sócia humana", a fim de determinarmos em qual sinal gráfico nos encaixamos! Lembrando que o intuito dessas abordagens será apenas de definir, determinar e revelar o que realmente somos como matéria!
Começaremos, então, citando alguns comparativos entre "os indivíduos e os sinais gráficos":
            Indivíduos "parênteses" - Podemos facilmente classificá-los como aqueles mais quietos, tímidos e neutrais! São os que se isolam facilmente diante de um determinado problema ou circunstância, não prestando favor de comentar ou argumentar algo que possa ser útil ou inútil, positivo ou negativo!
Servem para ouvir, mas não prestam para abortar, instruir ou capacitar, vivendo no seu "eu" exclusivista, sendo arredios e entre partes!
Alguns invocam obstáculos, enquanto outros desempenham o papel de intermediários! Todavia, sempre voltam para suas reservas particulares, interpostos no seu mundinho preservado de "não sei para quem ou não sei para onde"!
            Indivíduos "aspas" - Contrário aos indivíduos parênteses, são considerados as "aspas do caminho" por serem indivíduos ostentosos, suntuosos e exagerados! São os que se destacam, citam, realçam e aparecem frequentemente!
Tem o costume de opinarem e de se expressarem por meio de ênfases e falas exageradas, no intuito de impressionar e exprimir ironias, desejos ardidos e sentimentos sublevados! Possuem uma enorme necessidade de serem destacados, realçados, vistos, contemplados e aplaudidos!
Indivíduos "reticências" - Como o próprio nome diz, são aqueles reticentes, hesitantes, medrosos e duvidosos! Na verdade, vivem suprimindo coisas, fatos, sonhos ou ideias, no intuito de que, na dúvida, seus desejos venham ser lesados ou traídos!
No início, levantam falas adequadas e questões maravilhosas, construindo ideias geniosas e precisas! No entanto, acabam deixando tudo no meio do caminho, não os deixando fluir; sendo incapazes de terminá-los, de desenvolvê-los e de adaptá-los! São, por natureza, imaturos, frágeis e inseguros, silenciando aquilo que poderia ser útil e agradável!
Indivíduos "travessões" - São os considerados atravessadores, saltitantes e inquietos! Tem o costume de interromperem hábitos e padrões, saindo de um lugar para se posicionarem em outro! Vivem pulando objetivos, desmanchando sonhos e desestimulando tarefas, usados sempre de escalas numéricas!
Geralmente não tem padrões e nunca sabem o quer, vivendo pulsados de grau em grau! São ágeis na verdade, ora subindo etapas ora saindo de suas posições iniciantes!
Devida pressa, vivem guiados por ideias constantes e repetitivas, manifestando-se sobressaltadamente, e sendo muito ágeis e astutos! No entanto, conseguem passar facilmente pelos obstáculos, para não gerarem conexões, questões ou atritos vizinhos!
Indivíduos "dois pontos" - São chamados de "bons administradores", sendo considerados aplicadores, citadores ou referentes! São os que se anunciam, esclarecem e explicam detalhadamente, levados por inúmeros pormenores!
Normalmente se observam gestos em suas falas, quando expressam ideias por meio de descritivos, objetivos e clarezas! Vivem sugestivos a evidências, quase sempre às vistas de todos, quando pausam para respirar no propósito de fazerem citações!
O intuito é de ouvirem para depois opinarem, sendo legítimos e minuciosos nas suas explicações, usados de observações, teses e notas! Entre eles, tudo é feito com maior segurança, cuidado e muita atenção, para não serem sugestivos a erros e falhas!
Indivíduos "ponto e vírgula" - São os que gozam de elevada admiração, pela sua capacidade de pensar, raciocinar e refletir antes de agir! São os chamados precavidos e acautelados, sabendo pausar o que lhes aborrecem ou aquilo que lhes sobrevém de maneira duvidosa!
Procuram evitar os perigos, sobrecargas, conflitos e questões mal definidas, usando o máximo de cautela! São indivíduos autênticos que, mesmo caindo, tem convicções e esperanças para continuar prosseguindo em frente!
Indivíduos "pontos de interrogação" - Podem ser chamados de curiosos, enxeridos, questionadores e perguntadores! Vivem sondando naturezas e suspeitando os hábitos dos outros, levados pelo número exagerado de inquéritos, questões e interrogatórios!
Tem a função de induzir outrem com perguntas tolas, indiscretas e duvidosas! São, por natureza, indivíduos conflitantes, devido atritos, exames e perguntas sem fim! Não fazem além de questionar, indagar e discutir; pondo-se, até entre si mesmos, conflitos, dúvidas e divisões!
Indivíduos "pontos de exclamação" - São docilmente chamados de "sensíveis poetas", devida maneira de expressar seus sentimentos! Tem o costume de serem obedientes e submissos, mantidos numas consciências íntimas, misericordiosas e puras, quando associadas as implicações externas do dia a dia!
Na verdade, considerados dóceis, não deixam de compadecerem da desgraça alheia! Impressionam-se facilmente, não voltados para escândalos!
Mas, porém, devida sensibilidade alta, se abalam com maior frequência, não suportando os abalos múltiplos e as interjeições! Aliás, não sabem lidar com surpresas, sustos e problemas, ou mesmo, não conseguem parar de sofrerem por algo tido como desnecessário!
Indivíduos "vírgulas" - São indivíduos breves, ligeiros e de poucas palavras! Tem o costume de fazerem separações ou acepções, abreviando termos e assuntos vizinhos!
A maioria visa um comportamento artificial, alterável, frequentemente voltado a mudanças de lua! De um lado são dóceis, amigos, gentis e sinceros; doutro, não passam de militantes hostis, que não provocam, mas também não perdoam; que não debocham, mas também não instruem!
Indivíduos "Pontos finais" - De todos citados e analisados até agora, os indivíduos pontos finais são os que mais chamam atenções! São aqueles que põem termos, concluem resultados e se dão a pausas máximas!
São considerados autênticos e determinados, pondo fim a prática de resoluções inacabadas: Se sim, sim; se não, não! E nunca usam o talvez! São os que fecham argumentos, aniquilam conflitos e encerram questionamentos, independente dos resultados, se bons ou ruins!
Facilmente sabem donde parar, indo até o fim com seus objetivos!

Vimos, portanto, que a regra da pontuação realmente possa muito bem nos servir de comparativos, no intuito de nos auto definir, nos distinguir e nos conhecermos melhor, devido valor que se tem os parênteses, as aspas, as reticências, os travessões, os dois pontos, o ponto e vírgula, os pontos de interrogações, os pontos de exclamações, as vírgulas e os pontos finais!
A lógica de tudo é que, usando essas práticas ortográficas, fica fácil concluir que todos os indivíduos se equivalem de encaixes, ajustes e adaptações, sejam eles úteis ou improváveis, semelhantes ou pressupostos!
O importante é não questionarmos qual seja nosso teor, devendo de nos auto firmar diante de nossas características, aptidões e expressões autênticas! Só assim nos certificaremos de nosso conteúdo interior e de nossa naturalidade junto à gramática!
      Então, tirando induções dos sinais gráficos aqui se revelados, e diante de tais características apresentadas em formas abreviadas, pergunto-vos: Em qual sinal gráfico você realmente se encaixa?

                                                        Gláucia Cardoso